Depois do sorriso do lagarto,chegou a hora da corneta. O negócio é cornetear. Não importa nada, nem ninguém. Se você espera um blog construtivo, politicamente correto, pois senta, e continua esperando. Aqui, olho no lance, a jogada é criticar e liberar o stress. Terapia é bom, mas cornetear, camaradas, não tem preço. Aliás, o blog é grátis, popular, e não precisa entrar na cota para ler. 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Marina Silva: a onda verde não passou de uma marolinha.


Esta semana esteve em Porto Alegre a candidata, bueno, pré-candidata,  presidencial do Partido Verde – condenado, parece, a não amadurecer. Para muitos, Marina Silva encarna a única opção verdadeiramente de esquerda na luta pela sucessão do campeão mundial dos presidentes, o nosso Lula. Sim, campeão do mundo de presidentes. Assim o Le Point, revista semanal francesa entre as mais lidas e respeitadas em Sarkozilandia, refere-se ao ex-sapo barbudo. Num especial de 21 páginas sobre o Brasil, “ le nouvel eldorado”, o Le Point enche o gordinho de confete e pergunta o que será do Brasil sem ele.  Boa pergunta.

O fato é que a senadora Marina Silva, terceira colocada nas pesquisas recentes, atrás do tio Coisa da família Adams e da Dilma, não conseguiu convencer em 80 minutos de entrevista a este humilde corneteiro de que ela tem café no bule e pode representar a alternativa que o Brasil precisa. Ah sim, precisamos de uma alternativa. O que fazer se o Kaká se lesionar? Hein? Pois o fato é que seu tom de voz monótono, estilo jogral, lembra-me o daquela tia que pega o metrô com o filho no colo e diz “ eu podia estar roubando, eu podia estar matando, mas estou aqui pedindo”. Um saco.  Ela é tão nordestina que quando fala, me dá sede e meu sapato enche de areia. Puro sertão experience. Zero carisma.

Marina, Marina morena, você se pintou, de verde, mas não convenceu. Marina, você faça tudo, mas faça um favor, e da próxima vez diga algo mais do que um monte de obviedades. Deixe de lado o discurso pobrezinha, estilo “ eu passei fome, eu quase morri, eu fui analfabeta”. Eu também passei por tudo isso. Todos os fiéis corneteiros foram analfabetos um dia, até aprender a ler, devagarzinho, começando com Ivo viu a uva e daí avançando. Marina, não é por ter sido pobre que tu tens a solução para a pobreza do Brasil. O Dunga jogou futebol, e aí está o resultado. De fato, se vejo a lista dos convocados para copa e a lista dos candidatos para a eleição , tenho vontade de chorar.

Nem mesmo quando fala sobre o seu tema favorito, o ambiente, enfim, as questões verdes, ela soa convincente.  Uma pena. Mas não vai ser dessa vez que teremos um efeito Obama. O onda verde da Marina não passou, como diria o campeão dos presidentes, de “uma marolinha”.  Na próxima, me candidato eu. E talvez o Ciro...

2 comentários: